Home

Página inicial Balanced Scorecard

Livros Sicurezza

Balanced Scorecard

Balanced Scorecard

Por Nino Ricardo Meireles

De R$ 40,00 por R$ 28,00

Compartilhe
Facebook
Twitter
Indique
Share This

Especificações

ISBN: 9788587297570
Idioma: Português
Formato: Brochura
Dimensão:
Edição: ª
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 174
Duração: 174

A obra

 LIVRO BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA
ALINHANDO O SISTEMA DE SEGURANÇA À ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

De forma natural e esperada a evolução do segmento de segurança tem se acelerado nos últimos anos, trazendo novas perspectivas às organizações. Apesar desta evolução, nos cabe fazer a seguinte pergunta: de que maneira o sistema de segurança gera vantagem competitiva. Infelizmente, muitas empresas não são capazes de responder objetivamente a esta pergunta.
Para construirmos esta resposta precisamos lembrar que o sistema de segurança é uma unidade de apoio ou de serviço compartilhado, tal como recursos humanos, finanças e jurídico. Os produtos do sistema de segurança, assim como de outras unidades de apoio, são geralmente intangíveis. É difícil quantificar esses produtos quando as empresas tentam avaliar a eficácia e a eficiência dessas unidades.
O sistema de segurança precisa adotar um conjunto sistemático de processos a fim de criar valor por meio do alinhamento. Inicialmente, é necessário alinhar as suas estratégias com as das unidades de negócio e da corporação, definindo o conjunto de serviços estratégicos a serem oferecidos. Posteriormente, o sistema de segurança precisa alinhar seus processos, de maneira que sejam capazes de executar a estratégia. Para tanto, é necessário desenvolver um plano estratégico que descreva como adquirir, desenvolver e prestar serviço estratégico às unidades operacionais, o qual passa a ser a base do mapa estratégico, do Balanced Scorecard (BSC), da iniciativa estratégica e do orçamento do sistema de segurança. Finalmente, o sistema de segurança deve fechar o ciclo, avaliando o desempenho de sua iniciativa, mediante técnicas como acordo de nível de serviço (SLA), feedback dos clientes internos, avaliações pelos clientes e auditorias internas.
Com base nessa necessidade de alinhamento estratégico surge este livro, sendo composto de cinco capítulos. No primeiro capítulo iremos abordar os modelos de gestão desenvolvidos ao longo dos tempos para que possamos entender as diversas visões de gestão, passando pelas evoluções, para desta forma entendermos para onde vamos. Veremos neste capítulo que Fayol (século XX) já colocava a segurança em pé de igualdade com todas as funções (técnica, comercial, financeira, contábil, segurança e administrativa), não existindo para ele, nenhuma dependência entre elas.
No segundo capítulo trataremos da gestão estratégica e para isso caminharemos pela definição e compreensão da estratégia empresarial, do pensamento estratégico, do planejamento estratégico e da própria gestão estratégica.
O terceiro capítulo é dedicado ao Balanced Scorecard (BSC). Iremos tratar da sua construção, das quatro perspectivas (financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento) e do mapa estratégico
No quarto capítulo será abordado o processo de alinhamento estratégico, sendo estudado: a sequencia do alinhamento; a gestão do alinhamento; o alinhamento das estratégias financeira e dos clientes; o alinhamento das estratégias dos processos internos e do aprendizado e crescimento; o alinhamento dos parceiros externos; o alinhamento da estratégia; o desdobramento do alinhamento.
No último capítulo será tratado o alinhamento do sistema de segurança, sendo abordado: estratégias do sistema de segurança, portfólio de serviço estratégico e o fechamento do ciclo.
Ao final da leitura dos diversos capítulos, poderemos perceber que se os objetivos do sistema de segurança forem desdobramentos dos objetivos de longo prazo desenvolvidos no planejamento estratégico, o sistema de segurança terá os seus processos relacionados com o negócio. Desta forma, o sistema de segurança terá a importância que sempre mereceu nas diversas organizações.

Boa Leitura e sucesso

Nino Ricardo de Menezes Meireles

Frete

Calcule o frete
Calcular
Tabela de fretes
Calcule o frete para visualizar os valores

Talvez você também goste

Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Esgotado
Balanced Scorecard
Esgotado
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard
Balanced Scorecard