Home

Página inicial Gestão Ambiental Empresarial

Livros Outras Editoras

Gestão Ambiental Empresarial

Gestão Ambiental Empresarial

Por José Carlos Barbieri

De R$ 85,00 por R$ 75,00

Compartilhe
Facebook
Twitter
Indique
Share This

Especificações

ISBN: 9788502141650
Idioma: Português
Formato: Brochura
Dimensão: 24x17
Edição:
Ano de Lançamento: 2011
Número de páginas: 376
Duração: 376

A obra

A preocupação com o estado do meio ambiente não é recente, mas foi nas últimas três décadas do século XX que ela entrou definitivamente na agenda dos governos de muitos países e de diversos segmentos da sociedade civil organizada. A escalada dos problemas ambientais é um fato incontestável e as empresas estão, desde a sua origem, no centro desse processo. Este livro apresenta modelos de gestão e instrumentos de ação para solucionar os problemas ambientais existentes e evitar que novos ocorram. Todos os temas deste livro são desenvolvidos mediante o confronto de opiniões, com o objetivo de apresentar alternativas para as ações de gestão e mostrar as dificuldades em tratar assuntos tão polêmicos como os decorrentes da relação empresa-meio ambiente. Da diversidade de opiniões e propostas concernentes a cada tema tratado, este texto procura apresentar as mais importantes do ponto de vista da gestão ambiental empresarial. A gravidade dos problemas ambientais requer uma gestão aberta às inúmeras influências e propostas para chegar a que melhor se aplica a cada caso concreto.

O Capítulo 1 discute os problemas ambientais, classifica-os e dá exemplos, depois, apresenta o conceito de gestão ambiental e as suas diferentes dimensões, entre elas, a dimensão relacionada com a visão de mundo e da relação entre o ser humano e a natureza. O Capítulo 2 discute as iniciativas de gestão ambiental global. Três problemas ambientais globais foram selecionados para exemplificar a gestão nesse nível de abrangência: aquecimento global, destruição da camada de ozônio e proteção à biodiversidade. As iniciativas de gestão ambiental regional estão representadas pelas experiências da União Européia, Mercosul e Nafta. O Capítulo 3 discute os principais instrumentos explícitos de política pública ambiental e as polêmicas que giram em torno deles, quer quanto à sua eficácia na resolução dos problemas para os quais foram criados, quer quanto aos seus efeitos sobre a competitividade das empresas. Discute o papel das inovações tecnológicas e da educação ambiental como componentes de uma política pública ambiental. Depois, são apresentados aspectos essenciais da Política Nacional do Meio Ambiente. Permeia neste texto a idéia de que as soluções para os problemas ambientais exigem novas posturas empresariais, que por sua vez dependem da condução de políticas ambientais apropriadas. Esse livro condena as propostas de redução da intervenção estatal nesse campo e defende a idéia de que uma política pública adequada deve contemplar uma cesta equilibrada de instrumentos de diferentes tipos.

A gestão ambiental empresarial começa no Capítulo 4, pois é de pouca valia falar desse assunto sem antes apresentar o contexto dos problemas ambientais, da regulamentação pública e das iniciativas globais, regionais e nacionais. Nesse Capítulo são discutidos diversos modelos de gestão ambiental, como Gestão da Qualidade Ambiental Total, Produção Mais Limpa, Ecoeficiência, Ecologia Industrial, Simbiose Industrial, entre outros, ressaltando suas diferenças e semelhanças para facilitar a sua combinação e estimular a criação de outros que atendam melhor às peculiaridades de uma empresa específica.

Os cinco capítulos seguintes são dedicados a importantes instrumentos de gestão ambiental empresarial: sistema de gestão ambiental, auditoria ambiental, avaliação do ciclo de vida do produto, comunicação e relatórios externos, e estudo prévio de impactos ambientais para projetos de atividades e empreendimentos potencialmente causadores de significativa degradação ambiental. Cada instrumento é apresentado segundo diferentes propostas em termos de concepções e procedimentos, além de uma discussão mais ampla sobre os contextos em que eles se aplicam. O capítulo sobre avaliação do ciclo de vida é uma novidade desta terceira edição, que apresenta ainda os conceitos de cadeias de suprime...

Frete

Calcule o frete
Calcular
Tabela de fretes
Calcule o frete para visualizar os valores

Talvez você também goste

Gestão Ambiental Empresarial
Gestão Ambiental Empresarial