Home

Página inicial Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas

Livros Sicurezza

Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas

Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas

Por Daniel de Berrêdo Viana

De R$ 50,00 por R$ 35,00

Compartilhe
Facebook
Twitter
Indique
Share This

Especificações

ISBN: 987-85-87297-50-1
Idioma: Português
Formato: Brochura
Dimensão: 14x21
Edição:
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 231
Duração: 231

A obra

A sociedade se conscientiza cada vez mais sobre o mal que as suas atividades podem causar para o ambiente, e que a degradação ambiental pode resultar em perda ou pelo menos diminuição da qualidade de vida. A necessidade do progresso econômico e social está cada vez mais clara, apesar de ser muito difícil quantificar e julgar a relação humana com o meio, assim como a ponderação entre a proteção ambiental e o impacto sobre o crescimento. A chave da busca de soluções para esse dilema é a Avaliação de Riscos Ambientais, que tem se tornado um instrumento transparente e igualitário, o qual fornece as informações necessárias para que possam tomar decisões bem fundamentais e se busque o equilíbrio sócio-ecológico.
DANIEL DE BERRÊDO VIANA, autor deste texto aborda questões, tendo como objetivo central a proposição de uma ferramenta metodológica para Avaliação de Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas e sua posterior aplicação a um caso específico, o Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de Paracambi, no estado do Rio de Janeiro.
Daniel é bacharel em Ciências Biológicas pela UFRJ, Mestre em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético, realiza estudos em diversas áreas ambientais e presta consultoria para entidades públicas e privadas, além de atuar como pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, IVG, e ser membro fundador da cooperativa AMBCOOP – Soluções Socioambientais.
O livro RISCOS AMBIENTAIS EM ÁREAS CONTAMINADAS apresenta uma coleta de dados eficiente e acurada, com um número significativo de amostras, executada de acordo com técnicas comprovadas e por profissionais capacitados.
O autor demonstra a importância da Avaliação de Riscos Ambientais para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Para tanto, segue-se uma organização de capítulos, que contextualiza e indica as motivações para esta pesquisa. No primeiro capítulo, é exposta uma coletânea dos principais conceitos envolvidos com o tema Risco e Área Contaminada. O segundo capítulo remete à história da inserção do Risco dentro dos Estados Unidos da América, da União Européia e culminando no Brasil, com uma ênfase no estado de São Paulo. O terceiro capítulo descreve a metodologia SAMAMBAIA, desenvolvida por Magrini (1992), utilizada como base teórica deste texto, assim como as etapas a serem seguidas e as necessidades exigidas para sua correta aplicação. O quarto capítulo expõe a aplicação prática dessa metodologia no Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos de Paracambi, utilizando o software SAMAMBAIA, buscando assim, a avaliação dessa metodologia, enquanto que o quinto e último capítulos apresentam as considerações finais do trabalho.
De acordo com o autor “conhecer a situação, o local e as relações existentes na área avaliada ajuda a evitar que equívocos sejam cometidos e que haja desperdício de tempo e verbas”.

Frete

Calcule o frete
Calcular
Tabela de fretes
Calcule o frete para visualizar os valores

Talvez você também goste

Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas
Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas
Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas
Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas
Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas
Esgotado
Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas
Riscos Ambientais em Áreas Contaminadas